Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

ENTRE A CONFIANÇA E A ANSIEDADE


"...basta a cada dia o seu mal."

( Evangelho de Mateus 6. 25-34)




Qual o sentido da vida? O é aquilo que confere um norte à nossa existência? A quem estamos servindo? Com que propósito estamos vivendo?

Estas questões são extremamente importantes e precisam ser respondidas por cada um de nós com absoluta sinceridade e verdade, o quanto antes. Estas são as questões que determinam a nossa alegria e a nossa tristeza; nossa paz e a nossa insônia, nossas ações de graça e as nossas frustrações e mágoas com a vida.

O texto que mencionamos está em direta conexão com o versículo 24, observem que o versículo 25 tem início com a expressão “por isso vos digo”, como que querendo nos fazer ver que o tema do não andar ansioso está intimamente ligado à consciência de a quem servirmos. No versículo 24 Jesus diz não podemos servir satisfatoriamente a dois senhores, porque se tentarmos faze-lo haveremos sempre de descontentar um deles, e Jesus está se referindo ao fato de que não podemos servir a Deus e às riquezas. Eu prefiro nesta passagem às traduções antigas, como a Edição Revista e Corrigida, que traduz literalmente dizendo não podeis servir a Deus e a Mamom. Mamom é o deus das riquezas, adorado por muitas das religiões de mistério da antiguidade. Ele é a personificação da busca pelos prazeres transitórios desta vida.

Na passagem anterior Jesus define de forma magistral dizendo para termos cuidado onde colocamos o nosso tesouro, nas coisas daqui da terra ou nas coisas perenes, porque onde estiver o nosso tesouro aí estará o nosso coração, v.21.



Por que Devemos Servir ao Senhor?

Por que faze-lo nos libera das preocupações animalescas, para que o nosso coração se dê a coisas mais elevadas (comida, bebida e vestuário dão lugar à comunhão, solidariedade e amor). A diferença entre filhotes e animais adultos é que os filhotes brincam, os adultos só cassam, procriam e dormem.

Por que todo o cuidado deste mundo não pode resolver ou sequer tocar as questões realmente essenciais,v. 27. Todo o dinheiro deste mundo não pode mudar o curso dos decretos de Deus para nós. O homem mais poderoso da terra não pode garantir que viverá mais um dia, mesmo que se cerque de todos os cuidados para isso, e a morte põe fim ao gozo das coisas deste mundo.

Por que a nossa ansiedade revela uma íntima descrença, que finda por ofender a Deus, v. 32. Jesus diz que quem se deixa dominar pela poder da ansiedade está agindo como um gentio, ou seja, como alguém que não conhece a Deus, que não sabe que há um Senhor de todas as coisas que vela por ele.

Por que Deus conhece todas as nossas necessidades, v. 32. Talvez esta seja amais consoladoras das realidades afirmadas por Jesus neste texto. Nós precisamos ter a certeza de que Deus conhece cada uma de nossas carências, ele é capaz de mensurá-las com uma precisão que nem nós mesmos podemos, e sobretudo ele nos ama, e no tempo certo trará a satisfação para aqueles que nele confiam e por ele esperam

Jesus acaba a sua mensagem sobre ansiedade dizendo que a nossa parte nesta vida é envidar todos os esforços para fazer a sua vontade e viver de forma justa, e todas as outras coisas que de fato precisamos virão no tempo certo. Devemos viver um dia de cada vez.



Reverendo Martorelli Dantas

Sala Nova da Rádio

SALA DE BATE PAPO DA RADIO RESGATANDO VIDAS

Instruções para mudar seu Nome na Sala de Bate Papo




MAPA DOS PAÍSES QUE ACESSAM O BLOG DA RÁDIO

Free counters!

Tawk.to

  © Blogger templates Palm by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP