sábado, 28 de março de 2009

Lição 10


Sara, uma Mulher Submissa

TEXTO ÁUREO


"De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seu marido"
(Ef 5.24).



VERDADE PRÁTICA


Assim como a Igreja está sujeita a Cristo, da mesma forma estejam as mulheres submissas a seus maridos.





INTERAÇÃO


A palavra-chave desta lição é "submissão". Embora Sara seja um exemplo de obediência, o maior de todos os exemplos de submissão é o Senhor Jesus Cristo - Ele foi obediente até a morte (Fp 2.8). Lembre-se de que os grandes heróis da fé foram, acima de tudo, homens e mulheres submissos a Deus, aos pais e às autoridades. Inicie esta aula lendo o texto de 1 Samuel 15.22, e conclua a lição com a frase: "Deus se compraz no filho que lhe obedece."



OBJETIVOS


Após esta aula, seu aluno deverá estar apto a:
Descrever as características da cidade de Ur.
Explicar as particularidades do caráter de Sara.
Comentar a respeito da obediência irrestrita de Sara a Abraão.



ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA


Professor, todos os personagens bíblicos, assim como todos os homens, possuem virtudes e fraquezas. Sara não era diferente. Nesta lição, apresentaremos as virtudes e fraquezas de Sara. Comente que a submissão é uma excelente virtude que habita em pessoas imperfeitas. Porém, as imperfeições humanas não impedem que o homem obedeça ao Senhor Jesus Cristo. Abaixo, há um exemplo das virtudes e fraquezas de Sara.


SARA - A MÃE DE NAÇÕES

Virtudes

Submissa ao seu marido.
Defensora do filho.
Uma mulher de fé.
Não era materialista.

Fraquezas

Consentiu na mentira de seu marido.
No início, não creu na promessa.
Impaciente.
Tentou solucionar, por meio de sua serva, o problema da esterilidade.

INTRODUÇÃO

Palavra Chave:Submissão
Virtude mediante a qual a pessoa submete-se docilmente a outrem.

Esta lição traz-nos ensinos preciosos acerca de Sara, esposa do patriarca Abraão. Seu nome original era Sarai, mas foi divinamente mudado para Sara, isto é, "princesa" (Gn 17.15). Esse novo nome representava o futuro glorioso de uma mulher submissa. Sara ficou conhecida na história bíblica como "mãe de nações", "mãe de reis, príncipes e princesas".

I. CONTEXTO DA VIDA DE SARA

1. A terra natal de Sara (Gn 11.28,31;15.7). Sara era natural de Ur dos Caldeus, cidade localizada às margens do Eufrates, ao sul da imponente Babilônia. Era a mais importante da Suméria, e possuía um porto por meio do qual se realizava o intercâmbio comercial com outros povos. Seus habitantes estavam entre os mais cultos da Mesopotâmia. Deixar um lugar como este não era nada fácil para uma mulher.


2. Um chamado à peregrinação. Para corresponder ao chamado divino de Abraão, Sara privou-se de uma cidade cosmopolita, bastante desenvolvida, e com infra-estrutura ideal para o estabelecimento de uma excelente residência. Além de abrir mão de parentes e amigos, peregrinou em terras desconhecidas andando por desertos e dormindo em tendas. Seu exemplo é tão patente que o apóstolo Pedro, séculos depois, a enalteceu pela obediência ao marido (1 Pe 3.6).


SINOPSE DO TÓPICO (1)
Sara era natural da cosmopolita Ur dos Caldeus. Porém, quando Abraão recebeu o chamado celeste, Sara desprendeu-se de toda comodidade de Ur para acompanhar o seu marido.

II. O CARÁTER DE SARA

1. Uma mulher submissa. Sara é um exemplo histórico de submissão e amor sacrificial ao marido. O apóstolo Pedro, inclusive, recomendou às mulheres cristãs que imitassem sua fé e obediência (1 Pe 3.6).


Vejamos dois episódios da vida de Sara que descrevem sua obediência a Abraão.


a) No Egito (Gn 12.11-13). Segundo a Bíblia, Abraão, em suas peregrinações, temia por sua vida, pois Sara era uma mulher muito formosa. Foi por isso que ele a orientou para confirmar que ambos eram irmãos e não cônjuges. É provável que tenha se sentido bastante perturbada com a posição do marido em relação a ela. Todavia, prontamente atendeu ao pedido de Abraão sem manifestar qualquer contrariedade quando fora apresentada como sua irmã. Abraão foi repreensível, mas Sara não o desonrou diante dos egípcios.


b) Em Gerar, terra de Canaã (Gn 20.1-7). Pela segunda vez, Abraão afirmou que Sara era sua irmã e não esposa. Isso fez com que Abimeleque, rei de Gerar, tomasse Sara por sua mulher. Mesmo assim, a "mãe de nações" não se manifestou, mas fora submissa à decisão tomada pelo marido. Ela mesma prontificou-se a confirmar a história contada pelo esposo (Gn 20.5). O grande patriarca mais uma vez expôs sua esposa ao perigo, para poupar a própria vida. Isto já seria motivo mais que suficiente para que Sara se opusesse à decisão do patriarca. Porém, não o fez. Foi assim que o próprio Deus entrou em cena para livrá-la (Gn 20.3). Sua obediência foi recompensada.


2. Uma mulher impaciente. Não obstante, Deus ter prometido um filho a Abraão (Gn 15.4), Sara era estéril (Gn 16.1; Hb 11.11). Tendo aguardado a promessa por tanto tempo, fora vencida pela impaciência. Ela mesma, através de Agar, sua serva, proveu um filho para Abraão. Isso nos mostra o quanto o ser humano é fraco e propenso ao erro. Felizmente, Sara não é lembrada por esse deslize. Certamente se arrependeu e Deus a perdoou. Lembramo-nos de Sara, pela mulher que amava e obedecia a seu marido. Esse é o tipo de submissão que toda mulher cristã precisa praticar.


3. Uma mulher de fé. Depois de rir da promessa do Senhor (Gn 18.12), Sara mudou completamente de atitude. Sua fé a possibilitou receber o filho que tanto esperara. Ela creu que o Senhor era fiel para cumprir a promessa feita a Abraão (Gn 18.10,14; 12.1-3,7; 17.15,16; 18.9-16; Gl 4.21-31) tornando-se um exemplo de fé para todo cristão (Hb 11.11).


SINOPSE DO TÓPICO (2)
Sara era uma mulher de fé, submissa e impaciente.

III. RECOMENDAÇÕES BÍBLICAS AOS MARIDOS (EF 5.25-28)

O esposo não deve tomar decisões sem antes conversar com a esposa e ouvi-la, pois a mulher sábia edifica o lar. Suas decisões devem considerar a dignidade, o respeito e o amor a ela devidos (Ef 5.25-29,33). Mulher alguma terá dificuldades de manter-se submissa ao marido que a ama e comporta-se conforme os padrões da Palavra de Deus.


Como o marido deve amar sua esposa?


1. Como Cristo amou a Igreja (Ef 5.25-28). A Bíblia afirma que a esposa deve ser submissa ao marido, como a Igreja se sujeita a Cristo (Ef 5.24). E o marido deve amar sacrificialmente sua esposa, assim como Cristo amou a Igreja (Ef 5.25). A exemplo de Cristo, que em seu amor proveu para a Igreja pureza, santidade, glória e perfeição (vv.26,27), o marido deve munir-se dos meios necessários à felicidade de sua esposa (v.28).


2. Como a si mesmo (Ef 5.28,29). Da mesma forma que o homem busca seu próprio bem-estar, deve também primar pelo bem-estar da sua esposa. Pois ninguém odeia o seu próprio corpo. Logo, o marido que ama a esposa, ama a si mesmo.


SINOPSE DO TÓPICO (3)
A Bíblia recomenda que o marido ame a sua esposa como a si mesmo, e como Cristo amou a Igreja.

CONCLUSÃO

As mulheres cristãs são conclamadas a seguir o exemplo de Sara que em tudo foi submissa a seu marido e procurou sempre honrá-lo. Da mesma forma, os maridos devem sentir-se responsabilizados por terem tamanho tesouro em suas mãos (Pv 31.10). Os esposos devem amar, respeitar e tratar suas esposas com dignidade e carinho, para que a submissão delas não seja um fardo, mas um privilégio.



AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO



Subsídio Devocional

“Sara”
Depois de esperar por tanto tempo (em vão) por uma criança, Sara tornou-se céptica, talvez até cínica. Sua pele de noventa anos estava enrugada. Sua visão estava falhando. Seus ossos estavam estalando. Não há dúvida de que seus pensamentos estavam voltados para assuntos geriátricos - não pediátricos! Todavia, aqui estava Deus dizendo a Abraão e a ela que eles estavam prestes a tornarem-se pais.
O pensamento para eles era absurdo e digno de uma risada. E foi isso que Sara fez - ela riu sozinha. Será que foi uma risada de zombaria? Será que foi uma risada de embaraço e choque. Não somos informados. Mas Deus ouviu seu riso reprimido e confrontou-a sobre isso. Sara tentou negar a sua incredulidade de um modo muito semelhante ao que fazemos.
Que situação 'desesperançosa' você está enfrentando hoje? Ao invés de olhar para o lado do seu problema, por que não meditar no lado do seu Deus? Nada - nada mesmo - é difícil demais para Deus. Você vai confiar nEle e permitir que Ele trabalhe em sua vida hoje? Deus é Todo-Poderoso!"



VOCABULÁRIO


Enfático: Que tem ou em que há ênfase.
Estéril: Que não produz; improdutivo; infecundo.
Submisso: Que se submeteu ou se submete, se sujeitou ou se sujeita.







EXERCÍCIOS


RESPONDA

1. Comente sobre a cidade de Ur dos Caldeus.



2. O que Sara deixou quando atendeu à chamada de Abraão?



3. Descreva três características do caráter de Sara.


4. Por quais atitudes Sara é lembrada no Novo Testamento?


5. Como o marido deve amar a sua esposa?





APLICAÇÃO PESSOAL


"Sara esperou 90 anos por um bebê! Quando Deus lhe disse que finalmente ela teria um filho, Sara riu, não tanto por falta de fé na promessa de Deus, mas por duvidar sobre o que Ele poderia fazer através dela. Quando confrontada a respeito de sua risada, mentiu - da mesma forma que vira o marido fazer de vez em quando. Provavelmente ela não queria que seus verdadeiros sentimentos fossem conhecidos.
Que partes da sua vida parecem estar pendentes hoje? Você compreende que isto pode fazer parte do plano de Deus para você? A Bíblia está repleta de direções claras para nos manter ocupados enquanto aguardamos para prosseguir com alguma parte de nossa vida particular."
(Bíblia de Estudo Devocional, p.19.)

Um Abraço de Seu Amigo Locutor Ev.marco do Programa Resgatando Vidas. Bom Estudos! Para Responder ás perguntas favor enviar para o e-mail


radioresgatandovidas@gmail.com

Sala Nova da Rádio

SALA DE BATE PAPO DA RADIO RESGATANDO VIDAS

Instruções para mudar seu Nome na Sala de Bate Papo




MAPA DOS PAÍSES QUE ACESSAM O BLOG DA RÁDIO

Free counters!

Tawk.to


Site Meter

  © Blogger templates Palm by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP