sábado, 15 de dezembro de 2018

Neemias 1:4 Reconstruindo os muros

E sucedeu que, ouvindo eu estas palavras, assentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus.
Neemias 1:4


O livro de Neemias fala muito aos nossos corações, pois conta a história de um homem de Deus que se colocou a disposição para ser canal de benção para sua nação.

Tudo começa com uma noticia dada por seus irmãos:

Que veio Hanani, um de meus irmãos, ele e alguns de Judá; e perguntei-lhes pelos judeus que escaparam, e que restaram do cativeiro, e acerca de Jerusalém.
E disseram-me: Os restantes, que ficaram do cativeiro, lá na província estão em grande miséria e desprezo; e o muro de Jerusalém fendido e as suas portas queimadas a fogo.
Neemias 1:2-3


Os irmão de Neemias lhe dão uma noticia sobre Jerusalém, e trouxe muita tristeza para Neemias. Jerusalém a cidade santa estava numa situação muito difícil, a cidade estava com os seus muros fendidos ( cheios de brechas, rachaduras e em muitas partes totalmente destruído ) e as suas portas queimadas a fogo.

Já haviam se passado muitos anos desde que o povo voltou do cativeiro, por volta de 80 à 90 anos, o Templo já havia sido reconstruído, podemos acompanhar esta história nos Livros do Profeta Ageu e Esdras, que conta como Josué e Zorobabel com a ajuda dos Profetas Ageu e Zacarias conquistaram esta grande vitória para o povo de Israel.

Mas apesar de tanto tempo, os muros que representavam segurança e proteção ainda estavam destruídos, e sabemos que todas as vezes que os judeus se levantavam para trazer algum beneficio para a cidade de jerusalém se levantavam inimigos para impedir a obra. E não havia ninguém em Jerusalém disposto a reconstruir os muros, tarefa que aos olhos humanos parecia impossível.

Meditando na Palavra de Deus aprendemos porque o Senhor escolheu Neemias, um homem que estava distante de Jerusalém, mas que tinha um coração quebrantado, um homem que orava e buscava ao Senhor.

A maioria das pessoas quando sabem de alguma noticia ruim ficam preocupadas, tentam fazer alguma coisa, algum tipo de ajuda, o que é muito bom. Mas Neemias diferente dos demais, diferente dos seus irmãos que lhes trouxeram a noticia quebrantou o seu coração na presença de Deus:

E sucedeu que, ouvindo eu estas palavras, assentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus.
Neemias 1:4


Diz a Palavra que Neemias assentou-se e chorou, diferente de estar preocupado Neemias quebrantou o seu coração, chorou pelo seu povo, ele ficou angustiado com aquela situação e foi correr aos pés do Senhor.

Neemias lamentou por alguns dias, não foi algo passageiro, momentâneo, mas durou dias, ele realmente estava muito triste com o sofrimento da cidade de Jerusalém, ele não conseguia parar de pensar na cidade santa, o seu coração estava muito contrito e quebrantado.

E por fim ele estava jejuando e orando, por um período de 4 meses Neemias esteve buscando ao Senhor, buscando o perdão, buscando resposta, buscando uma direção.

Hoje ouvimos falar muito de avivamento, de renovo, unção de Deus, mas na maioria dos casos é algo passageiro, é como se fosse fogos de artifícios, é só barulho e passa rápido, porque?

Porque precisamos de homens e mulheres que tenham a atitude de Neemias, servos de Deus que choram, que rasgam o seu coração na presença de Deus, que se colocam na brecha, que jejuam e oram, somente assim o avivamento será permanente. Quanto tempo faz que você chorou na presença de Deus? Se prostrou reconhecendo seus pecados? Os pecados da sua família, imagina o que aconteceria se toda a igreja se rendesse aos pés do Senhor chorando, se lamentando, jejuando e orando! Vejamos o que diz a Palavra:

Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus. SALMO 51:17

Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidade, e cujo nome é Santo: Num alto e santo lugar habito; como também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e para vivificar o coração dos contritos. ISAÍAS 57:15

Quando nos quebrantamos na presença de Deus, reconhecemos nossa total dependência Dele, reconhecemos as nossas fraquezas e pecados e suplicamos o perdão, quando fazemos isto o Senhor nos vivifica, precisamos buscar mais ao Senhor, se fizermos assim iremos beber direto da fonte de agua viva que é Jesus. 

O Senhor precisa de pessoas quebrantadas, pessoas que se rendem, que se prostram, que choram, que buscam sua presença, que se humilha, pessoas que se colocam a Sua disposição para serem usadas, que não reclamam, que não ficam arrumando desculpas ou pretexto para não fazer a obra. Deus teve que buscar um homem que estava distante de Jerusalém, porque em Jerusalém não havia ninguém disposto a pagar o preço aos pés do Senhor.

Vejamos que oração tremenda de Neemias:

E disse: Ah! SENHOR Deus dos céus, Deus grande e terrível! Que guarda a aliança e a benignidade para com aqueles que o amam e guardam os seus mandamentos;
Estejam, pois, atentos os teus ouvidos e os teus olhos abertos, para ouvires a oração do teu servo, que eu hoje faço perante ti, dia e noite, pelos filhos de Israel, teus servos; e faço confissão pelos pecados dos filhos de Israel, que temos cometido contra ti; também eu e a casa de meu pai temos pecado.
De todo nos corrompemos contra ti, e não guardamos os mandamentos, nem os estatutos, nem os juízos, que ordenaste a Moisés, teu servo.
Lembra-te, pois, da palavra que ordenaste a Moisés, teu servo, dizendo: Vós transgredireis, e eu vos espalharei entre os povos.
E vós vos convertereis a mim, e guardareis os meus mandamentos, e os cumprireis; então, ainda que os vossos rejeitados estejam na extremidade do céu, de lá os ajuntarei e os trarei ao lugar que tenho escolhido para ali fazer habitar o meu nome.
Eles são teus servos e o teu povo que resgataste com a tua grande força e com a tua forte mão.
Neemias 1:5-10



Neemias começa a oração reconhecendo a grandeza de Deus, e reconhece que Deus é bom, e que Ele é fiel para quem guarda os mandamentos. Neemias se humilha na presença do Senhor pedindo perdão pelos pecados do povo, e também pelos seus pecados e pelos pecados da sua família, e reconhece que aquela situação de tristeza e de miséria foi predito por Moisés, estava escrito na Palavra de Deus, que se eles pecassem o Senhor os espalharia entre as nações.

Mas Neemias também sabia que se houvesse uma conversão sincera, o Senhor os restauraria mesmo que eles estivessem nas extremidades do céu, Deus os traria de volta, os resgataria com grande força e poder.

Hoje temos o Sangue de Jesus que nos purifica de todo o pecado, mas isso não nos da o direito de ficar no pecado, mesmo porque aquele que esta em Cristo Jesus é nova criatura, há uma transformação, há uma conversão, e quando pecamos temos que correr aos pés do Senhor e nos arrepender.

Deus escolheu o homem certo que estava no lugar certo, Neemias era copeiro do Rei, e era responsável pela escolha do vinho da comida do Rei e deveria se certificar que estava tudo em ordem, que não havia nada envenenado, Neemias deveria servir ao Rei e ainda ser uma companhia a altura do Rei, um conselheiro, um amigo.

Como lemos na Palavra Neemias já estava a algum tempo ( por volta de 4 meses ) orando e buscando a Deus em prol do seu povo, e num determinado dia ele estava muito triste:

Sucedeu, pois, no mês de Nisã, no ano vigésimo do rei Artaxerxes, que estava posto vinho diante dele, e eu peguei o vinho e o dei ao rei; porém eu nunca estivera triste diante dele.
E o rei me disse: Por que está triste o teu rosto, pois não estás doente? Não é isto senão tristeza de coração; então temi sobremaneira.
E disse ao rei: Viva o rei para sempre! Como não estaria triste o meu rosto, estando a cidade, o lugar dos sepulcros de meus pais, assolada, e tendo sido consumidas as suas portas a fogo?
Neemias 2:1-3


Neste dia o Rei percebeu que Neemias estava triste, que havia algo errado com ele, mas por ser um ótimo funcionário ele tinha crédito com o Rei, mesmo temendo Neemias declara ao Rei o motivo da sua tristeza, ele estava triste por causa do seu povo.

E o rei me disse: Que me pedes agora? Então orei ao Deus dos céus,
E disse ao rei: Se é do agrado do rei, e se o teu servo é aceito em tua presença, peço-te que me envies a Judá, à cidade dos sepulcros de meus pais, para que eu a reedifique.
Então o rei me disse, estando a rainha assentada junto a ele: Quanto durará a tua viagem, e quando voltarás? E aprouve ao rei enviar-me, apontando-lhe eu um certo tempo.
Neemias 2:4-6


Deus tocou no coração do Rei para ajudar Neemias, o interessante é que Neemias orou, e foi ali na hora, instantaneamente, ele não disse deixa-me jejuar 3 dias, ou deixe-me ir para o meu quarto dobrar os joelhos, Neemias tinha crédito com Deus, tinha crédito com o Rei, porque a sua vitória já tinha sido conquistada na oração, no jejum, no seu quebrantamento diante do Senhor, e a vitória foi garantida aos pés do Senhor.

O Rei permitiu que Neemias fosse para Jerusalém ajudar o seu povo, ele recebeu cartas para que tivesse passagem livre até Jerusalém, ganhou também Madeiras para ajudar na restauração, e também lhe foi dado um exercito.

Queridos quando buscamos ao Senhor, recebemos a autoridade para avançarmos rumo ao nosso objetivo, e o Senhor provê o necessário e também coloca seu exercito para estar conosco guerreando nossas guerras, pelejando nas nossas batalhas. Quando quebrantamos o nosso coração na presença do Senhor, Ele nos revela a sua vontade e guia os nossos passos, LEMBRE-SE!!! As nossas maiores batalhas são ganhas através da oração.

Jesus te ama

Sala Nova da Rádio

SALA DE BATE PAPO DA RADIO RESGATANDO VIDAS

Instruções para mudar seu Nome na Sala de Bate Papo




MAPA DOS PAÍSES QUE ACESSAM O BLOG DA RÁDIO

Free counters!

Tawk.to


Site Meter

  © Blogger templates Palm by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP