quinta-feira, 21 de junho de 2018

JEZABEL, A RAINHA QUE FOI COMIDA PELOS CÃES




Alguns personagens da Bíblia se destacam por sua fé, outros por seus atos de heroísmo, outros por sua beleza e outros, ainda, pela feiura. É o caso da rainha Jezabel. A Bíblia não diz se Jezabel era bonita ou feia e sabe por quê? Porque tanto faz. A beleza interior é que torna a presença da pessoa agradável, assim como a feiura da alma contamina cabeça, tronco e membros.

Existem pessoas que são belíssimas de casca, no exterior, porém em seu interior são feias de amargar e, por essa razão, não conseguimos ver a beleza externa. Além de ser uma constatação, esta verdade é bíblica, veja: “O coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração o espírito se abate.” (Provérbios 15:13). É por isso que Deus não se deixa influenciar pela aparência, Ele só vê do homem o coração.

Jezabel era feia de alma. Ela casou com o fraco rei Acabe e acabou por ser o elemento dominante da relação. Ninguém fala de Acabe como fala de Jezabel que virou sinônimo de crueldade. Vamos por partes. Jezabel era uma princesa fenícia, filha do rei dos Sidônios chamado Etbaal e para firmar uma aliança política com a Fenícia, Acabe casou com Jezabel.

Depois de casar com Acabe, Jezabel continuou adorando os deuses fenícios, principalmente Baal, mas ela não se limitou a adorar Baal e Achera (deusa da fertilidade), ela passou a perseguir o Deus de Israel. Isso mesmo, além de não respeitar o Deus da nação de seu marido, Jezabel matou muitos profetas do Senhor, ao mesmo tempo em que sustentava oitocentos e cinquenta profetas de Baal e Achera e com dinheiro público.

Ao invés de Acabe influenciar sua esposa, era Jezabel quem influenciava Acabe e governava de fato Israel, isso porque, Acabe era fraquinho de dá dó e Jezabel uma mulher forte, independente, determinada e que não se intimidava com nada, não se importava com os meios que teria de usar para conquistar seus objetivos. Isso lembra muita gente boa por aí.

A maior resistência enfrentada por Jezabel foi do profeta Elias, a quem ela perseguiu para matar, sem, contudo, obter êxito. Deus usava o profeta Elias para falar duramente contra Acabe e Jezabel. Elias desmoralizou Baal e matou seus quatrocentos e cinquenta profetas, por isso Jezabel odiava o homem de Deus.

No episódio da vinha de Nabote, quando Jezabel mandou matá-lo para presentear Acabe com sua vinha, já que o rei desejou fazer da vinha de Nabote uma horta, a ira do Senhor se acendeu fortemente contra Acabe e Jezabel e o profeta Elias foi até Acabe e profetizou dizendo: “Assim diz o Senhor: No lugar em que os cães lamberam o sangue de Nabote lamberão também o teu próprio sangue. Eis que trarei mal sobre ti, e arrancarei a tua posteridade, e arrancarei de Acabe a todo o homem, tanto o escravo como o livre em Israel. E também acerca de Jezabel falou o Senhor, dizendo: Os cães comerão a Jezabel junto ao antemuro de Jizreel.”  (1 Reis 21:19, 21 e 23). A sentença do Senhor estava selada.

Deus resolveu exterminar Acabe, Jezabel e toda a sua casa, a maldade deles chegou ao Trono de Deus e o sangue dos profetas mortos por Jezabel clamava por justiça no altar. Deus é Justiça plena e nada escapa aos Seus olhos.

Pois bem. Três anos depois da profecia de Elias, Acabe foi gravemente ferido numa batalha contra o rei da Síria e foi levado num carro de volta a Israel e a tarde ele morreu. Quando seus servos foram lavar o carro, o sangue de Acabe foi lambido pelos cães, exatamente como predisse Elias.

O herdeiro natural do trono de Israel era Jorão, filho mais velho de Acabe, porém o Senhor mandou ungir rei a Jeú, filho de Ninsi, no lugar de Jorão e o novo rei recebeu de Deus a missão de ferir a casa de Acabe, para vingar o sangue de todos os profetas do Senhor da mão de Jezabel. Havia uma sentença do Senhor contra a casa de Acabe e, em especial, contra Jezabel.

Jeú marchou com seu exército para Jezreel, onde estava Jorão convalescendo das feridas da guerra contra os sírios. Quando Jorão soube que Jeú estava chegando à cidade mandou dois mensageiros propondo paz, como ambos não voltaram, Jorão mandou aparelhar seu carro e foi pessoalmente ao encontro de Jeú e perguntou a ele se ele vinha em paz, ao que respondeu Jeú a Jorão: “Que paz, enquanto as prostituições da tua mãe Jezabel e as suas feitiçarias são tantas?” (2 Reis 9:22b).

Jorão tentou fugir de Jeú, mas ele entesou seu arco e matou o filho de Acabe e mandou que seus servos lançassem seu corpo no campo de Nabote, conforme determinou o Senhor e Jeú foi a Jezreel, onde estava Jezabel, viúva de Acabe e quando ela soube que Jeú estava entrando na cidade, pintou os olhos, arrumou o cabelo e ficou olhando da janela do palácio.

Havia chegado a hora de o Senhor requerer das mãos de Jezabel todos os seus crimes e blasfêmias e Jeú mandou que dois homens jogassem Jezabel da janela. O sangue de Jezabel espirrou na parede do palácio e nos cavalos e Jeú a atropelou. Jezabel estava morta, mas inda faltava se cumprir a palavra dada através do profeta Elias, então Jeú mandou seus servos sepultarem Jezabel, mas eles só encontraram o crânio, os pés e as mãos de Jezabel, o resto já havia sido devorado pelos cães.

Quando Jeú soube do que aconteceu ao corpo de Jezabel, ele disse: “Cumpriu-se a palavra do Senhor anunciada por meio do seu servo Elias, o tesbita: Num terreno em Jezreel cães devorarão a carne de Jezabel, os seus restos mortais serão espalhados num terreno em Jezreel, como esterco no campo, de modo que ninguém será capaz de dizer: 'Esta é Jezabel' ". (2 Reis 9:36-37).

Não foi uma morte bacana a de Jezabel, mas foi o resultado de sua vida de crimes e blasfêmias. Nada ficará impune, ainda que nossos olhos humanos sejam incapazes de ver a sentença dos que lutam contra o Senhor e contra os Seus amados. Assim como Deus vingou a morte de Seus servos das mãos de Jezabel, Ele tomará vingança por nós, porque está escrito: “Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor.” (Romanos 12:19).

A história de Jezabel nos ensina muitas lições por contraste, tudo o que foi e fez Jezabel não devemos ser e nem fazer. Jezabel foi vaidosa até na hora da morte, quando ela soube que Jeú estava chegando, ela tratou de pintar os olhos e arrumar os cabelos, mas se esqueceu do fundamental: sua alma.


Muitas pessoas são como Jezabel, vaidosas e fúteis e cuidam da aparência, mas descuidam do principal: a salvação da sua alma. Só tem um jeito de cuidar da alma e é reconhecendo Jesus como Salvador, todo o resto é consequência da beleza espiritual que somente essa decisão traz. 

Fonte: http://sombradoonipotente.blogspot.com/2013/08/jezabel-rainha-que-foi-comida-pelos-caes.html

Sala Nova da Rádio

SALA DE BATE PAPO DA RADIO RESGATANDO VIDAS

Instruções para mudar seu Nome na Sala de Bate Papo




MAPA DOS PAÍSES QUE ACESSAM O BLOG DA RÁDIO

Free counters!

Tawk.to


Site Meter

  © Blogger templates Palm by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP