sexta-feira, 20 de março de 2009

Lição 06

Noé, um Homem Justo e Incorruptível

TEXTO ÁUREO


"Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio duma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo"
(Fp 2.15).



VERDADE PRÁTICA


Todo cristão deve influenciar a sociedade em que vive, por meio de atitudes que enalteçam o nome do Senhor.




INTERAÇÃO


A integridade de Noé e a vileza da geração de seu tempo, mas também a necessidade de andarmos com Deus para sermos salvos da ira vindoura. Você tem ensinado que a vinda de Jesus está à porta? Lembre-se de que Noé anunciou o dilúvio por quase um século. Muitos zombaram..."até ao dia em que Noé entrou na arca" (Mt 24.38; Hb 11.7). Por essa razão, Noé fora varão justo e reto em suas gerações. Ele andava com Deus e aguardava a salvação do Senhor (Gn 6.9).



OBJETIVOS


Após esta aula, seu aluno deverá estar apto a:
Descrever o contexto degenerado do tempo de Noé.
Comparar os dias de Noé com os atuais.
Aspirar uma vida santa e justa.





COMENTÁRIO



INTRODUÇÃO

Palavra Chave:Justo

Virtude mediante a qual a pessoa vive conforme à justiça, seja divina ou humana.

Noé manteve-se íntegro, justo e temente a Deus mesmo diante de uma sociedade corrompida e violenta (Gn 6.9-12). Na sociedade pós-moderna, onde a injustiça, imoralidade, violência, e o desprezo total pelo ser humano imperam, o testemunho desse patriarca nos ensina que Deus sempre recompensa aqueles que procuram viver dentro dos padrões éticos e morais de sua Palavra.

I. CONTEXTO SOCIAL DO TEMPO DE NOÉ

1. Degeneração moral. O pecado original contaminou toda a raça humana. Paulo, no primeiro capítulo da epístola aos Romanos, enfatiza o estado deplorável do homem sem Deus em todas as épocas (Rm 1.18-32; 3.23). Nos dias de Noé a situação era muito grave (Gn 6.11,12). Os homens viviam alienados de Deus, sem padrões éticos e morais, sem amor, presunçosos, violentos... Sua maldade e degeneração eram tais que o Senhor decidiu destruir toda a humanidade (Gn 6.7,13).
2. Homens voltados para Deus. Desde o princípio da raça humana homens e mulheres têm reconhecido seu estado de pecado e sua incapacidade de libertar-se sem a ajuda divina (Gn 4.26). Eles recorrem ao Todo-Poderoso em busca de misericórdia, com esperança de serem perdoados e restaurados. Há na Bíblia vários exemplos de pessoas que mantiveram uma vida santa diante de Deus e da sociedade ímpia na qual viveram: Abraão (Gn 12.1,4); Jó (Jó 1.1); Eliseu (2 Rs 4.9); Daniel (Dn 1.8); a igreja de Filadélfia (Ap 3.8,10); e o próprio Noé.


SINOPSE DO TÓPICO (1)
A sociedade do tempo de Noé era perversa, degenerada e violenta. Porém, Noé e sua família guardavam-se da corrupção moral de seu tempo.

II. ASPECTOS DO CARÁTER DE NOÉ

1. Noé, um homem íntegro (v.9). A despeito da tamanha maldade que assolava o mundo naqueles dias (Gn 6.12), Noé decidira permanecer fiel ao seu Criador. Mesmo não sabendo como agradá-Lo, por não ter a quem imitar, o patriarca afastou-se da corrupção, permanecendo íntegro moral e espiritualmente (Gn 6.9). Por sua retidão, afirma a Bíblia, achou graça diante do Altíssimo (Gn 8.21). Assim como Jó (Jó 1.1), Noé foi diferente de todos os homens de seu tempo.
Nestes dias de tantas mazelas e iniqüidades, urge vivermos em santidade para que sejamos irrepreensíveis (Fp 2.15). A experiência de Noé nos ensina que o modelo bíblico para a vida cristã não depende de critérios humanos. O crente deve ter uma vida exemplar (1 Tm 4.12; Tt 2.7), baseada na excelência do caráter de nosso Senhor Jesus Cristo (Jo 13.15).

2. Noé, um servo que andava com Deus (v.9). Noé confiava integralmente em Deus e vivia em plena comunhão com Ele. Por andar com o Senhor, fora agraciado com a revelação do plano divino (Gn 6.14-17). Deus fez com que Noé e sua família entrassem na arca, salvando-os do grande dilúvio (Gn 7.23). Ao baixar as águas, o Senhor confiou ao patriarca toda a obra de suas mãos (Gn 9.3), e estabeleceu com ele uma nova aliança (Gn 9.9). Os pactos estabelecidos entre Deus e o homem são resultados da aproximação e do compromisso do homem com Deus.

3. Noé, um servo obediente. A Bíblia afirma a obediência de Noé a Deus em diversas partes do livro de Gênesis (6.22;7.5-7,9,13,16). Uma das características mais marcantes do líder é sua capacidade de ser liderado. Quem não sabe obedecer nunca será exemplo para os que estão sob sua liderança.
Os filhos de Noé o respeitavam porque tinham nele o modelo da obediência. Apesar de não ter um padrão escrito a observar, Noé creu piamente no Senhor, tornando-se um herói da fé (Hb 11.7). Jesus deixou claro que andar com Ele implica obedecê-Lo incondicionalmente. Somente os que lhe obedecem são realmente seus amigos (Jo 15.14). A estes é dado o privilégio de conhecer os desígnios de Deus (Jo 15.15).


MEMORIZE
"A semelhança com Deus não reside em nossa aparência, mas está profundamente entalhada no âmago de nossa personalidade."

4. Noé, um homem dependente de Deus. Até que ouvisse a voz do Eterno, Noé não ousou sair da arca (Gn 8.13-19). Isto demonstra total dependência de Deus. O Senhor fechara a porta da arca por fora, portanto, só Ele deveria abri-la (Gn 7.16). A sujeição a Deus deve fazer parte do caráter de todo o homem que deseja agradá-Lo (Fp 2.5-8; Mt 26.39,42).

5. Noé, um servo grato. Ao sair da arca, Noé edificou um altar ao Senhor e ofereceu-lhe um sacrifício pelo livramento que recebera (Gn 8.20). Os homens de Deus, em todas as épocas, são convocados a louvá-Lo e agradecer-Lhe por tudo, sempre (Ef 5.20; 1 Ts 5.18).


SINOPSE DO TÓPICO (2)
A despeito da maldade que assolava a sociedade, Noé era um homem íntegro, obediente, grato e que andava com Deus.

III. FAZENDO A DIFERENÇA EM NOSSOS DIAS

1. Um homem diferente. Como nos dias de Noé, Deus continua buscando homens que façam a diferença: na família, no trabalho, na sociedade, em todo lugar. Servos íntegros e obedientes (Cl 3.5-10), que tragam nova vida e esperança para os que o cercam.

2. Os nossos dias. Não podemos esperar, neste mundo de pecados, tempos fáceis para nos firmarmos como autênticos cristãos. Jesus advertiu a seus discípulos dizendo que neste mundo teriam aflições (Jo 16.33). Também afirmou que eles não pertenciam mais a este mundo (Jo 17.14), uma vez que sua natureza e cidadania contrariavam este século. É por isso que somos conclamados pelo Senhor a estampar aqui nossa diferença a fim de que o nome de Jesus seja glorificado (Mt 5.16).
Numa sociedade desonesta, violenta e corrompida, que repele e despreza qualquer tipo de autoridade, o cristão deve demonstrar que é diferente, ética e moralmente. Assim como Noé foi justo e temente a Deus diante de uma população corrupta, é possível ao crente, nesta dispensação do Espírito, viver para Deus e servi-Lo com integridade, refletindo o caráter de Cristo (2 Co 5.17; Tt 2.12; Fp 2.15; 2 Tm 3.9,10,13,14).


SINOPSE DO TÓPICO (3)
Assim como nos dias de Noé, o Senhor continua buscando homens que façam a diferença na sociedade em que vivem.

CONCLUSÃO

Por meio da vida de Noé, aprendemos que mesmo diante de uma geração decaída, temos de nos tornar modelos de comportamentos éticos e morais. Nossa maior responsabilidade é mostrar à humanidade a integridade e beleza do caráter de nosso Senhor Jesus Cristo. Isso é ser cristão!



Subsídio Apologético

"Uma reputação justa
Contra o pano de fundo de uma cultura escurecida pelo mal, Noé viveu uma vida exemplar e brilhante. Ele foi o único seguidor de Deus em sua geração, e assim sua família foi escolhida por Deus para sobreviver ao dilúvio. De certo modo, ele tornou-se o segundo pai da raça humana. Ao concluir a construção do bote gigante que os levaria através das águas do juízo divino, Noé demonstrou fidelidade, obediência e paciência (a tarefa levou cem anos!). A Segunda Carta de Pedro 2.5 também chama Noé de 'pregador da justiça', implicando que ele avisou seus amigos e vizinhos sobre a catástrofe vindoura.
Noé não era perfeito. Ele demonstrou falta de autocontrole posteriormente, quando ficou bêbado com o vinho de sua própria videira. E, ainda assim, quando a Escritura resume sua vida, Noé é chamado de homem justo que andou com Deus - em agudo contraste aos outros dos seus dias.
Se alguém hoje fosse resumir sua vida numa frase ou duas, o que ele ou ela diria sobre você? Qual é a sua reputação? O que o faz conhecido? Se você realmente leva a sério a vontade de viver de uma forma que agrade a Deus, deve fazer essas perguntas a um amigo de confiança. As respostas podem surpreendê-lo ou até ferir seus sentimentos, mas também lhe darão algumas idéias claras sobre que áreas da sua vida precisam de mudança.
A forma como você vive determinará como você será lembrado."



VOCABULÁRIO


Alienar: Desviar, afastar.
Incorruptibilidade: Qualidade ou caráter de incorruptível.
Piamente: Piedosamente; piedoso, devoto.
Urgir: Ser urgente; ser necessário sem demora; instar.



EXERCÍCIOS


RESPONDA

1. Descreva a situação espiritual da humanidade nos tempos de Noé.



2. Cite quatro exemplos de pessoas que mantiveram uma vida santa diante de Deus e da sociedade ímpia na qual viviam.


3. Comente a respeito do caráter de Noé.


4. O que Deus continua buscando nos dias de hoje?

.

5. Qual deve ser o comportamento do cristão numa sociedade desonesta?





APLICAÇÃO PESSOAL


"Noé era varão justo e reto em suas gerações; Ele andava com Deus." Que síntese mais sublime! Toda a vida de um homem resumida em uma pequena frase! Muito tempo depois, o autor da Epístola aos Hebreus escreveu: "Pela fé, Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu, e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé" (Hb 11.7; 2 Pe 2.5). Outro resumo memorável! Noé fora profeta, exímio engenheiro náutico, pregoeiro da justiça e herdeiro da fé.
Se você deseja ser lembrado com frases sublimes e memoráveis, como as de Noé, faça, agora, de sua vida um testemunho inabalável de fé, justiça e retidão. O que será dito de você amanhã está subordinado ao que você é e faz hoje.

Um Abraço de Seu Amigo Locutor Ev.marco do Programa Resgatando Vidas. Bom Estudos! Para Responder ás perguntas favor enviar para o e-mail

radioresgatandovidas@gmail.com

Sala Nova da Rádio

SALA DE BATE PAPO DA RADIO RESGATANDO VIDAS

Instruções para mudar seu Nome na Sala de Bate Papo




MAPA DOS PAÍSES QUE ACESSAM O BLOG DA RÁDIO

Free counters!

Tawk.to


Site Meter

  © Blogger templates Palm by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP