domingo, 13 de setembro de 2009

V. COMO CRIAR NOSSOS FILHOS
PROVÉRBIOS 22:6 - "Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele."
O caminho certo é ensinar aos nossos filhos que eles devem amar ao Senhor nosso Deus de todo o seu coração, de toda sua alma e todas as tuas forças.
DEUTERONÔMIO 6:4-7 - "Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças. E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te."
Filhos são a maior riqueza que um casal pode adquirir durante a vida conjugal. Eles são herança do Senhor (SALMOS 127:3). O aproveitamento dessa herança é o resultado de como nós os ensinamos. A formação começa muito tempo antes deles nascerem. Começa com os avôs e bisavôs. Os pais que relaxaram e descuidaram da criação de seus filhos no temor do Senhor produzem filhos, netos e bisnetos que trazem tristezas e dores de coração, no presente e nas gerações vindouras. Temos vários exemplos de pais que erraram por serem tão tolerantes com seus filhos, tais como:
Ló - GÊNESIS 19:14 "Então saiu Ló, e falou a seus genros, aos que haviam de tomar as suas filhas, e disse: Levantai-vos, saí deste lugar, porque o Senhor há de destruir a cidade. Foi tido porém por zombador aos olhos de seus genros."
Eli - I SAMUEL 3:13 "Porque eu já lhe fiz saber que julgarei a sua casa para sempre, pela iniqüidade que ele bem conhecia, porque, fazendo-se os seus filhos execráveis (abomináveis), não os repreendeu."
Samuel - I SAMUEL 8:3 "Porém seus filhos não andaram pelos caminhos dele, antes se inclinaram à avareza, e aceitaram suborno, e perverteram o direito."
Hagite (esposa de Davi) - I REIS 1:6 "E nunca seu pai o tinha contrariado, dizendo: Por que fizeste assim? E era ele (Adonias) também muito formoso de parecer; e Hagite o tivera depois de Absalão."
Resultados desastrosos - PROVÉRBIOS 29:15 - "A vara e a repreensão dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma, envergonha a sua mãe."
Mas também sabemos que se os pais criarem seus filhos no temor do Senhor, tem como recompensa, filhos, netos e bisnetos, que são sua alegria. Escrevendo a Timóteo, o apóstolo Paulo se lembrou da fé não fingida que habitou em sua avó Lóide, e em sua mãe Eunice - 2 TIMÓTEO 1:5 - "Trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide, e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti."
A felicidade de muitas pessoas e de muitas gerações, depende do modo em que criamos nossos filhos. Deus não mente. Ele falou para instruirmos nossos filhos no caminho em que devem andar e mesmo quando envelhecer não se desviaram dele (PROVÉRBIOS 22:6). Se os filhos não andarem no caminho certo é porque os pais falharam em algum ponto. Pode ser que não reconheçam que erraram, mas erraram. Deus não se pode culpar.
A máxima importância na formação de filhos é o testemunho dos pais, ambos, pai e mãe. Se os filhos enxergam a hipocrisia de ensinar uma coisa e viver outra, na vida e seus pais, a formação dos filhos será um desastre. Não devemos nos esquecer também que nós como pais exercemos uma influência muito forte sobre nossos filhos, e tanto elas podem ser:

Sala Nova da Rádio

SALA DE BATE PAPO DA RADIO RESGATANDO VIDAS

Instruções para mudar seu Nome na Sala de Bate Papo




MAPA DOS PAÍSES QUE ACESSAM O BLOG DA RÁDIO

Free counters!

Tawk.to


Site Meter

  © Blogger templates Palm by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP